Projetos

WWW.BROSQUARTET.COM

FICHA ARTÍSTICA

Gerard McChrystal – soprano saxophone
Soloist and Professor at the Trinity Laban Conservatoire
www.saxsaxsax.com

Antonio Felipe Belijar – alto saxophone
Soloist and Professor at the Conservatorio Superior de Castilla la Mancha
www.antoniofelipe.com

João Pedro Silva – tenor saxophone
Soloist and Professor at Metropolitana de Lisboa

Mario Marzi – baritone saxophone
Soloist and Professor at Conservatorio Giuseppe Verdi
www.mariomarzi.net

Áudio

Apresentação

From Ireland, Spain, Portugal and Italy, the Bros. Quartet joined with the goal to make good music between friends.
With their premiere in the XVII World Saxophone Congress, Strasbourg, the BQ joined now to record a CD to the Italian Label, Stradivarius, with Pagine, from Salvatore Sciarrino.
Bringing to the stage a very eclectic and vigorous program, the BQ work on a new and fresh approach on the saxophone chamber music, made by four international prestigious soloists and professors.

Video

APRESENTAÇÃO

Há mais de 16 anos a partilhar o palco em diversos projetos, Pedro Santos e João Pedro Silva, juntam-se agora para apresentar “FusiON OUT”, um trabalho vincado pela Modernidade, contemporaneidade e diversidade, que se move pela difusão de nova música Portuguesa, desempenhada pela peculiar combinação tímbrica do saxofone, acordeão e electrónica.

De salientar a estreia mundial e gravação/edição de repertório escrito para este duo, pelos compositores Jorge Salgueiro, Lino Guerreiro, Paulo Jorge Ferreira, Daniel Schvetz e André Santos.

Com esta formação, Pedro Santos e João Pedro Silva representaram Portugal no 17º Congresso Mundial de Saxofone, em Estrasburgo, integraram a programação do Festival Internacional de Saxofone do Porto “SaxoPorto”, apresentaram-se a solo com a Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana.

FICHA ARTÍSTICA

Escola Profissional Metropolitana Ana Cristina Silva, Ana Raquel Martins, Andreia Silva, António Neves, Daniel Caetano, Diogo Batista, Eduardo Azevedo, Gabriela Figueiredo, Maria Margarida Lucas, João Bandadas, João Vicente, Liliana Albino, Pedro Barbosa, Pedro Fonseca, Tiago Fernandes, Prof. Hélder Madureira, Prof. Lino Guerreiro
Direção artística e musical Prof. João Pedro Silva

Áudio

Maud ‘Adib – Lino Guerreiro

APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos a classe de saxofones da Escola Profissional Metropolitana tem vindo a desenvolver um intensivo trabalho no âmbito das classes de música de Câmara, nomeadamente com o Ensemble de Saxofones, sob orientação pedagógica e artística do Professor João Pedro Silva.

Esta é uma das formações provenientes do projeto educativo da AMEC/Metropolitana, que tenta criar uma relação sólida entre a performance e a pedagogia musical.

Somado a este trabalho de conjunto há também o empenho individual dos alunos de saxofone da EPM, que têm vindo a comprovar, pelo seu mérito, um crescente nível artístico, reconhecido pelo professor, pela escola, pelo público e pelo sucesso alcançado em diversos concursos.

No ano de 2014, e com o apoio da Antena 2, o ESM apresenta o seu primeiro disco, com música de Lino Guerreiro, Jorge Salgueiro e Medelssohn.

VIDEO

FICHA ARTÍSTICA

Composição, direcção, piano e electrónica Marco Barroso
Flauta Manuel Luís Cochofel
Clarinete Paulo Gaspar
Saxofone soprano João Pedro Silva
Saxofone alto Ricardo Toscano
Saxofone tenor José Menezes
Saxofone barítono Elmano Coelho
Trompetes Jorge Almeida, João Moreira, Pedro Monteiro
Trombones Luís Cunha, Eduardo Lala, Pedro Canhoto
Baixo eléctrico e contrabaixo Miguel Amado
Bateria André Sousa Machado

Mais informação
www.myspace.com/lumebigband

Áudio

Reticências (…) – Marco Barroso

APRESENTAÇÃO

Uma geração de jovens músicos, cultos e sem complexos de nicho, tem vindo a fazer do jazz talvez a área da música portuguesa com maior vitalidade no séc. XXI. Criado em 2006, L.U.M.E. reúne 15 dos melhores músicos nacionais das cenas jazz e da música erudita.

Uma orquestra de sopros com afinidades com o modelo da big band, L.U.M.E. é um projecto de autor, centrado na imaginação criadora de Marco Barroso, responsável pelo conceito, composição, direcção, piano e electrónica. Aliando composição escrita a elementos de improvisação em ambiente orquestral, L.U.M.E. busca referências que vão do funk à música textural, do boogie woogie ao impressionismo. Os vocabulários do jazz, do rock e da música erudita contemporânea são a substância da expressão, trabalhada numa grande diversidade de pontos de vista e estados de alma, onde se inclui com frequência o humor e a ironia.

Os críticos fazem comparações a Frank Zappa, Sun Ra Arkestra e Flat Earth Society. O disco de estreia, homónimo, lançado em 2010, alimenta o repertório do espectáculo.

WWW.ARTEMSAX.COM

FICHA ARTÍSTICA

Saxofone soprano João Pedro Silva
Saxofone alto João Pedro Cordeiro
Saxofone tenor Rui Costa
Saxofone barítono Hélder Madureira

ÁUDIO

Melodia nº 2, Carlos Paredes (arr. José Condinho)
Guitarra Portuguesa Paulo Soares

APRESENTAÇÃO

Com mais de treze anos de uma carreira entusiasmante e reconhecida internacionalmente, o Quarteto Artemsax continua a procurar novos caminhos e formas originais de ligar a sua performance a um sentido pedagógico, na tentativa de promover o gosto pela música e o despertar de sensibilidades.

Do seu vasto currículo destaca-se o reconhecimento pelo Ministério da Cultura ao disco/espetáculo “Entre Paredes”, tendo este sido declarado de “Relevância Cultural”; as atuações a solo com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa e com Banda da Armada Portuguesa; o convite da organização do XIV Congresso Mundial de Saxofone, onde representou Portugal, em Julho de 2006 em Ljubljana, Eslovénia; o convite do Instituto Camões e da Embaixada Portuguesa em Bissau tendo realizado uma tournée por Guiné-Bissau; a contínua parceria coma Antena 2 nos projetos realizados; a encomenda de obras originais para quarteto de saxofones, dedicadas ao Artemsax, por compositores Portugueses como Jorge Salgueiro, José Condinho e Lino Guerreiro; um trabalho pedagógico na formação de novos públicos com a criação e itinerância do espetáculo “Os Saxofones Pedagógicos” e “A Máquina do Tempo”; inúmeros espetáculos realizados em salas de destaque como Aula Magna, Centro Cultural de Belém, Teatro Gil Vicente, Teatro das Figuras, entre muitos outros… Neste momento encontra-se a promover o sei novo trabalho discográfico, “Projeto Michel Giacometti”, que tem a parceria com o compositor Lino Guerreiro.

O Quarteto Artemsax é artista YAMAHA e D’Addario Woodwinds (RICO) e integra a organização do “FISP – Festival Internacional de Saxofone de Palmela”.

Referência

“De mim, Simone, têm sempre, se precisarem, as minhas mãos abertas para o aplauso de quem se entrega com toda a alma e o abraço de quem vos agradece. Força! Êxitos! E continuem…”

Simone De Oliveira

FICHA ARTÍSTICA

Saxofone soprano, alto e tenor João Pedro Silva
Participação especial:
Saxofone soprano e barítono Mário Marzi
Acordeão Pedro Santos
Piano Pedro Vieira de Almeida
Música Lino Guerreiro, Marco Barroso, Paulo Jorge Ferreira, John Costa, João Pedro Silva, Astor Piazzolla (arr.: José Condinho)
Artista plástica (capa e livrete) Ana Correia

Áudio

Apresentação

“TIBI”, do saxofonista João Pedro Silva, é o fruto de um trabalho á muito desejado e que finalmente ganhou vida, tendo tido a sua estreia / lançamento do disco homónimo (disco Antena 2) no passado mês de Julho de 2011 no Teatro Municipal São Luiz.

A convergência das diferentes sinergias artísticas e criativas de todos os intervenientes tomou uma proporção ímpar, de texturas, sensações, sentimentos, cores… Atribuindo uma Unidade conceptual a “TIBI”.

A fomentação e divulgação da criação artística é o alicerce deste trabalho que tem como personagem principal o Saxofone. Assim, “TIBI” apresenta-se como o produto final deste processo criativo, oferecendo um alinhamento diversificado e carregado de contrastes, onde se poderá ouvir o saxofone conjugado com o piano, o acordeão, com electrónica e com a pintura insubstituível de Ana Correia.

Video

João Pedro Silva - Projeto Saxofone Terra

WWW.TERRA-ENSEMBLE.COM

FICHA ARTÍSTICA

Saxofone – João Pedro Silva
Acordeão – Pedro Santos
Piano – Yan Mikirtumov
Contrabaixo – Romeu Santos

WWW.JPEDROPACHECO.WIXSITE.COM/URBAN-ENSEMBLE

FICHA ARTÍSTICA

Acordeão Pedro Santos
Saxofones João Pedro Silva
Contrabaixo Sofia Neide
Percussão João Ferreira

ÁUDIO

A Festa, as Gentes, o dia a dia

APRESENTAÇÃO

O URBANensemble constitui-se como um veículo para (re) visitar algumas das mais relevantes “Paisagens Sonoras” do Folclore Urbano do Mundo, fazendo uma “Viagem” emocionante através de um repertório eclético, muito diversificado e com muita improvisação, onde toda a energia e prazer que desabrocha do palco se transformam num momento inesquecível.

Video