Livro “O Saxofone Pedagógico”

1º Livro Pedagógico Português para a aprendizagem do saxofone

Simultaneamente em Português, Inglês e Francês

“Vous avez raison d’insister sur le besoin d’efficience du temps que passe l’élève à étudier chez lui. C’est effectivement primordial. J’apprécie aussi le plan constructif et méthodique des leçons. Bravo! ”
Jean-Marie Londeix | Professor Honorário de Saxophone – Conservatoire de Bordeaux, France

“João Pedro Silva e Lino Guerreiro ont accompli dans cet ouvrage un travail extrêmement méthodologique qui recevra je l’espère un accueil chaleureux de la part de tous nos collègues. ”
Claude Delangle | Professor of saxophone – Conservatoire National supérieur de musique et de danse de Paris “

“The Educational Saxophone” is an ambitious and comprehensive undertaking by authors Joao Pedro Silva and Lino Guerreiro. This is a detailed and original approach to saxophone pedagogy.”
James Houlik | Professor de Saxofone – Duquesne University, Pittsburgh, USA

“Is a splendid work that was lacking in didactic books for this age rang. Is undoubtedly a work that will be considered soon a reference for the future generations of saxophone players”.
Mario Marzi | Professor de Saxofone – Conservatorio di musica “Giuseppe Verdi” di Milano

“Is a new and important pedagogical tool that will be useful to train young saxophonists for years to come. Two thumbs way up for this wonderful addition to the saxophone’s pedagogy!”
Otis Murphy | Professor de Saxofone – Indiana University, USA

“With the help of this book I can see the development of a generation of complete saxophonists.”
Gerard McChrystal | Professor of Saxophone – Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, London

“C’est un ouvrage très soigné et bien pensé , qui servira , j’en suis sure , un très grand nombre de saxophonistes voulant se documenter sur la pédagogie, Bravo ”
Jean Yves Fourmeau | Professor de Saxofone – C.R.R. de Cergy Pontoise, France

“Analisando este magnífico método, diferente na sua conceção de todos os outros, verifico que será uma ferramenta de desenvolvimento técnico, disciplina no estudo e criatividade para os alunos do ensino básico.”
Vítor Santos | Antigo Professor de Saxofone – Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa

“Gran conocimiento por parte del autores de la técnica del saxofón. (…) hacen de este libro una excelente guía para el estudio de nuestro querido instrumento. Bravo!”
António Felipe Belijar | Professor Saxofone – Universidade Francisco de Vitoria, Espanha

“This educational book represents a major step for the Portuguese saxophone literature. This new contribution will enrich the growing saxophone culture that is reaching a very mature state.”
Henk van Twillert | Professor Saxofone – Conservatorium van Amsterdam | ESMAE

Introdução

Vivemos num mundo onde o “TEMPO” é um bem cada vez mais valioso, no contexto de uma vida agitada, cheia de atividades, com horários complicados, pensámos que seria interessante criar uma ferramenta de trabalho que viesse ajudar quem quer dar resposta aos compromissos que tem com confiança e tranquilidade, falamos da aprendizagem do saxofone, claro! Este livro está estruturado e pensado para o aluno que quer evoluir e precisa de gerir bem os seus horários. Tanto os capítulos temáticos como as catorze lições foram concebidas numa perspetiva de educar o aluno no seu treino individual e simultaneamente proporcionar uma aprendizagem eficaz, progressiva e inteligente, utilizando os mesmos recursos para finalidades distintas, na esperança de contribuir para uma sólida evolução técnico-artística e de preparar o aluno para a etapa seguinte, onde saber estudar e gerir o tempo é uma grande mais-valia! “O Saxofone Pedagógico” está pensado para estudantes com o mínimo de um ano de aprendizagem, nomeadamente para o 2º ciclo e início do 3º ciclo do ensino básico.

Ao Professor

A compreensão da relação existente entre os conteúdos apresentados e o bom funcionamento dos mesmos poderão ter um impacto considerável no nível de desempenho que o aluno alcançará, neste sentido o Saxofone Pedagógico é uma ferramenta de trabalho que deverá ser sempre orientada pelo Professor. As primeiras lições apresentam um nível de execução muito simples, com o objetivo de proporcionar ao aluno uma progressiva adaptação no início do trabalho deste livro, tendo em conta que é direcionado para alunos de nível preparatório (início do 3º ciclo do ensino básico).

O estímulo da criatividade ao serviço do estudo, a tentativa que cada aluno aprenda a construir em si, fazer de si, a melhor ferramenta de trabalho, podendo utilizar e reutilizar (reinventar) a informação que tem à sua disposição para potenciar o sucesso do seu desempenho, tem como consequência um inevitável maior envolvimento emocional e cognitivo com os conteúdos a adquirir e com o processo aprendizagem, garantindo uma maior autonomia e autovalorização do aluno enquanto elemento fundamental de todo o processo. A segmentação de tarefas e a sugestão de objetivos comportamentais específicos, em que o aluno pode vivenciá-los de perspetivas distintas, são os principais recursos usados para garantir os objetivos propostos. Neste sentido, o livro apresenta um alinhamento interativo, existindo sempre uma relação temática e de conteúdos nos exercícios apresentados. Estas linhas de orientação encerram em si o objetivo conceptual deste livro que apresenta uma metodologia muito específica, proporcionando ao aluno um conjunto vasto de ferramentas que lhe permite participar ativamente na construção do seu trabalho diário.